1 - Chan Chan
2 - De Camino a la Vereda
3 - El Quarto de Tula
4 - Pueblo Nuevo
5 - Dos Gardenias
6 - Y tú que hás hecho?
7 - Veinte Años
8 - El Carretero
9 - Candela
10 - Amor de Loca Juventud
11 - Orgullecida
12 - Murmullo
13 - Buena Vista Social Club
14 - La Bayamesa
O guitarrista estadunidense Ry Cooder produziu um álbum que, sem dúvida, receberá muitos e merecidos prêmios (N.R. e recebeu mesmo, este texto é de 1998) graças ao "Quem é quem" dos músicos envolvidos, aos compositores registrados e ao ambiente: o talento e a maneira com que tocam estes homens, em sua maioria com 70 ou 80 anos, são de uma incrível modéstia. A inventividade da música cubana provém da maneira como os músicos atêm-se a uma tradição viva, com raízes locais; ouça como seus instrumentos interagem nas ricas camadas de som por eles produzidas. A extensa descarga (músicos que se tornam solistas, com improvisações ao estilo do jazz), em El cuarto de Tula (Faixa 3), é apenas um exemplo disto, com gloriosos solos de alto (pequeno alaúde cubano de 12 cordas), trompete, timbales e belas intervenções de solos vocais e respostas de evidente conotação sexual!
O piano de Rúben Gonzáles, um músico de 77 anos (N.R. à época), particularmente em Pueblo Nuevo (Faixa 4), com suas improvisações ao trompete fazendo referências a Stormy Weather (N.R standard de jazz muito executado no famoso Cotton Club do Harlen. Interpretada por diversos cantores, entre eles Frank Sinatra, mas quem a consagrou foi Ethel Waters).,mostra por que se gravou, alguns dias depois, um álbum solo de Gonzáles.
Company Segundo, presente em muitos álbuns cubanos, é um músico chave, que inventou o harmônico, um pequeno instrumento híbrido combinando o som metálico essencial do trescubano com guitarra. Em Y tu, qué has hecho?, a serenata de uma árvore para uma moça que grava suas iniciais em sua casca, é sublime, com Ry Cooder suavemente harmonizando-se com o duo. Em total contraste com a escola de Paul Simon - que trabalha com músicos daworld music -, Cooder mantém-se discreta e suavemente no fundo.
No todo, é difícil destacar alguns músicos, pois cada faixa tem seu próprio valor. Ibrahim Ferrer, um cantor de rua, canta boleros, como sua composição De Camino a la Vereda, com uma notável fluidez. Desde o início do CD, com o Chan de Company Segundo, passando pela guajira El Carretero, de Portables, a La Bayamesa, a última faixa, são poucos os pontos fracos.
Veja e ouça abaixo algumas das faixas citadas!
Para baixar, clique na capa do disco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário